Tratamentos

Alergia aos insetos

Para a maioria das pessoas, as picadas de insetos causam dor no local, vermelhidão, inchaço e coceira durante algumas horas. Porém, existem casos de pessoas alérgicas a picada, ou seja, o sistema imunológico reage ao veneno injetado. As reações alérgicas às picadas podem se desenvolver rapidamente e, em algumas circunstâncias, evoluem para uma reação mais grave chamada anafilaxia ou reação anafilática.

Alguns dos principais sintomas de reação anafilática são urticária (placas avermelhadas na pele), coceiras, inchaço nos olhos, nos lábios, na língua e na garganta, também é possível que tenha dificuldade de respirar, tontura, náusea e diarreia. Existem casos de situações mais graves em que pode ocorrer uma rápida queda de pressão arterial com desmaio e perda da consciência.

Casos de anafilaxia precisam ser tratados como emergências médicas, sendo assim, deve-se procurar atendimento de emergência. Após o primeiro atendimento deve-se procurar um alergista e imunologista para o tratamento e prevenção da alergia aos insetos.

Voltar

Veja também