Tratamentos

Alergia aos medicamentos

Você sabia que todos os medicamentos possuem algum efeito colateral e que cerca de 5% a 10% das reações adversas aos medicamentos são alérgicas?

A alergia pode se manifestar tanto com medicamentos como com em vacinas, podendo evoluir para reação anafilática. Antibióticos, como penicilina, cefalosporinas e sulfas, anticonvulsivantes como fenitoína e algumas medicações usadas em anestesia são as causas mais comuns.

Uma alergia ocorre quando um sistema imune responde a uma proteína de uma substância considerada estranha ao organismo. A maioria das reações ocorre dentro de 1 hora após a ingestão da medicação, mas em 20% dos casos a reação pode ocorrer algumas horas depois. As reações mais comuns são manifestadas por urticária e até por anafilaxia. Na reação anafilática o paciente sente calor, coceira no corpo, urticária, inchaço na garganta, chio no peito falta de ar e queda da pressão arterial, náusea, vomito, cólica abdominal. Esses sintomas requerem tratamento de emergência incluindo injeção de adrenalina.

Para melhor ser diagnosticado, é muito importante informar ao médico sobre qualquer reação adversa à medicação. Se você suspeita que desenvolveu uma reação ao usar a medicação, o especialista alergista e imunologista deverá ser avisado para que ele possa avaliar e determinar se é uma reação alérgica a medicação.

Voltar

Veja também